A Prata: Um metal precioso

De cor e características próprias, um brilho inconfundível e excelente qualidade fazem da prata um dos metais nobres mais utilizados na fabricação de joias e acessórios no mundo. Quem é que não possui pelo menos uma peça em prata no porta-joias? Sem contar na sua versatilidade, combina com todas as cores e para ambos os sexos.  Vamos conhecer um pouco mais sobre esse metal?

A prata, juntamente com o ouro, é um metal precioso utilizado desde a antiguidade. É encontrada principalmente na América do Sul, Estados Unidos e Rússia. No entanto o maior produtor de prata é o México que explora o metal desde 1500 d.C. Na natureza, apresenta-se no estado sólido em  pepita ou grãos e é chamada de prata Bruta ou prata 1000.  

PRATA DE LEI

A prata pura não se usa na fabricação de joias, a não ser em casos especiais como filigrana, seu estado puro é muito mole e frágil, por isso é necessário fazer uma liga com outros metais, como o cobre por exemplo, para que seja possível trabalha – lá. Se a prata é classificada como Prata 950 significa que contém apenas 5% de liga de cobre e 95 % de prata pura. A Prata 925 é aquela que contém apenas 7,5% de cobre e 92,5 % de prata pura. A prata 950 e a prata 925 são consideradas prata de lei. O termo Prata de Lei foi estabelecido no séc. XIII pelo rei de Portugal Dom Afonso II ao decretar uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a estas e mantém-se até hoje como padrão internacional na fabricação de joias.

PRATA DE BALI

Bali é uma ilha da Indonésia, possui grande variedade de artesanato, mas o que encanta é sua arte em metais. Lá, os artigos de prata têm preços acessíveis, podem ser comprados em mercados ou ir direto a fábricas e conferir a habilidade dos ourives. Aqui, esse artigo é caro por ser importado, porém a prata utilizada é a mesma. Realmente o que valoriza ser uma joia de prata de Bali é o trabalho minucioso que exige do ourives para ser confeccionada. Uma joia de Bali tem como característica marcante a parte interna escurecida. Esse efeito é obtido oxidando a prata e polindo apenas o lado externo do acessório.

POR QUE A PRATA ESCURECE

Você já deve ter reparado que com o tempo nossos anéis e outras joias de prata, até mesmo as que não usamos com tanta freqüência escurecem, não se desespere, isso é normal. A prata escurece com o passar do tempo porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura, essa reação é chamada de oxidação.

A prata oxida devido à reação do metal com determinados gazes existentes no ar como enxofre e os compostos sulfurados, esses gazes estão presentes na poluição atmosférica, e também fazem parte da composição de alguns alimentos como o ovo, a ce­bola, repolho, couve-de-bruxelas, a couve-flor, os brócolis e o nabo. O suor é outra substância que ajuda a prata escurecer, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. Ele é composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos. Os sais, principalmente cloreto de sódio, ajudam a superfície da joia a se misturar com o gás sulfídrico ou com o dióxido de enxofre, facilitando a reação formadora da camada escura.

 Água sanitária que contém cloro, produtos que contém enxofre como os polvilhos anti-sépticos, as colas brancas e a água oxigenada cremosa também contribuem para a oxidação da prata. Pessoas que fazem uso de determinados medicamentos e que possuem um nível de ácido úrico muito elevado também escurecem fortemente a joia. Mas atenção, a oxidação da prata é apenas superficial e não afeta a qualidade da joia, é apenas uma situação externa, removível.

COMO MANTER O BRILHO DAS JOIAS DE PRATA

 Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, evite usar suas joias quando for à praia ou entrar na piscina, enquanto manusear produtos químicos, tais como cloro, perfumes e produtos de limpeza. Para guardar esqueça o tradicional porta-joias onde as peças ficam todas juntas, o melhor é armazenar suas joias de prata em saquinhos de veludo ou de plástico bem vedado para evitar a entrada de ar.

Para limpar a prata oxidada existe no mercado produtos específicos como: flanelas (pano mágico) que possuem uma substância química abrasiva, ou líquidos que contém produtos químicos específicos para retirar a oxidação e a gordura das peças sem danificá-las. Algumas joias de prata recebem uma camada de ródio, metal que proporciona brilho, durabilidade e não oxida, além de evitar o contato da prata com o meio externo.

Fonte: Super interessante fev/1996 – Só artigos – Tudo joia

Anúncios

Publicado em julho 7, 2011, em Curiosidades, Dicas, Gemologia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 40 Comentários.

  1. eu gostaria de saber.pq a prata sendo um metal nobre,pq é bem mais barata q o ouro.

    Curtir

    • Boa tarde Stephanie,
      Houve uma época em que a prata chegou a valer o dobro do valor do ouro. Porém com as grandes descobertas viu-se que o metal existia em abundância e seu valor foi caindo em relação ao ouro. Desde a antiguidade é usado como moeda entre os povos, e hoje assume uma importante posição perante a economia, pois possui valor monetário. Outro fator que favorece o ouro é o fato de o mesmo ser resistente a oxidação. São esses alguns dos motivos que fazem do ouro, o metal comercialmente mais caro do que a prata.
      Espero que tenhamos esclarecido sua dúvida. Mantenha contato ficamos muito felizes em saber que se interessa por joias!

      Curtir

  2. sou louca por joias,ouro,prata,pedras preciosas,me fascinam!

    Curtir

  3. aline santana de andrade

    quero saber o preço da prata pura?

    Curtir

  4. ganhei uma aliança de compromisso e ela ficou escura, gostaria de saber se tem como limpá-la em casa

    Curtir

    • Bom dia Angela,

      É normal a prata oxidar e escurecer, porém é uma camada superficial que é facilmente removida e a prata volta a ficar branquinha. Hoje já existe no mercado produtos como líquidos limpa prata(Monzi) e flanelas mágicas que contém produtos químicos capaz de remover a oxidação e devolver o brilho. Esses produtos são encontrados em lojas de utilidades domésticas e em lojas que vendem acessórios de prata.

      Atenciosamente

      Equipe Tv Shopping Brail

      Curtir

  5. olá boa tarde,tenho uma pequena herança de prata trata-se de um conjunto de passadores de caviar de 6 peças em prata 950 da plata lappas “argentina”gostaria de vender mas não consigo achar quem compre…gostaria muito de uma indicação ouse alguem se interessar pode entrar em contato comigo por e-mail
    inova.industrial@gmail.com
    grato!

    Curtir

  6. o prata 950 então escurece também? e pode escurecer rapido?

    Curtir

    • Olá Isabela,

      A Prata é um metal oxidante, então a Prata 950 também pode oxidar e escurecer, porém a velocidade com que isso acontece depende de alguns fatores que foram mencionados neste post. Mas não precisa se preocupar, é uma camada superficial que pode ser removida facilmente.

      Atenciosamente
      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

  7. ola. porque os produtos para limpeza domestica fazem a prata tão bonita (p exemplo com amoniaco)? estes produtos podem ser usados frequentemente para limpar as pratas ou podem estraga-la?

    Curtir

    • Olá Antônio,

      O amoníaco é um produto químico corrosivo e por isso tem a eficiência de eliminar a oleosidade e as sujeiras que se acumulam nas joias, principalmente as que contém pedras, deixando-as limpas e brilhantes. Não há relatos de que o amoníaco estrague as peças, porém ele não deve ser utilizado puro e sim diluído em água morna com um pouco de detergente. Lembre-se que é um produto químico e pode fazer mal ao homem o ideal é usar luvas e máscara para não inalar o gás que é tóxico. Então, o mais indicado é levar as joias ao um joalheiro capacitado para que sejam limpas com segurança.

      Atenciosamente
      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

  8. Gostaria de saber se existe um livro com as informações acima, como no texto, inclusive com curiosidades sobre a prata. Aonde poderia encontrá-lo para comprar? Obrigado. Cristina

    Curtir

    • Olá Cristina, sim existem livros que abordam esse assunto. Você pode procurar por livros de Mineralogia ou alguns livros de joalheria também abordam sobre alguns metais nobres como a prata. Livros sobre esses assuntos você encontra em livrarias.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente
      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

  9. Olá, somente pode ser cunhada com “925” prata? Existe alguma lei que proíba metal rodinado, por exemplo, ser cunhado com 925?

    Curtir

    • Olá Hugo, a denominação 925 e 950 é usada apenas para prata. 925(quando tiver 92,5% de prata) e 950( quando tiver 95% de prata). Não é qualquer metal que pode levar essa nomenclatura, ela pertence a prata. Pode existir prata rodinada, que no caso é uma joia feita em prata que leva um banho superficial de ródio. Nesse caso essa joia leva a nomenclatura 925 ou 950 por que é confeccionada em prata e o banho de ródio é apenas para dar acabamento e resistência.

      Espero ter sanado sua dúvida.

      Atenciosamente
      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

  10. Tábata Fernanda Santos

    É possível que peças SOMENTE banhadas (NÃO confeccionadas) a prata levem (925/950)

    Curtir

    • Olá Tábata, não peças que são somente banhadas não levam o cunho de 925 ou 950. Essa denominação de prata de lei 925 ou 950 garantem a pureza da prata em sua constituição final, ou seja, apenas devem levar essa nomenclatura peças confeccionadas em prata. ( Que sua estrutura que seja em prata).

      Curtir

  11. Se eu comprar algumas barras de prata pura 999 e deixa-la trancada em um cofre, em mais ou menos quanto tempo ela demora a oxidar-se?

    Curtir

    • Olá Marcelo, não temos como precisar o tempo que irá levar para oxidar, depende de fatores, como umidade, quantidade de ar que existe no ambiente e até a qualidade do ar, pois a poluição facilita a oxidação, por conter gases como enxofre, por exemplo.

      Atenciosamente

      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

  12. O que é prata 925 com banho dourado? Esse dourado é ouro?

    Curtir

  13. Olá, gostaria de saber qual o motivo que chamados a prata fina de 1.000?, Algum composto químico? quem determinou isso?
    poderia ser prata 100, ou prata 10, mas porque 1.000?
    Se puder responder a pergunta, fico grata 😉

    Curtir

    • Olá, a Prata 1000, mais conhecida como prata pura, significa que tem 1000 partes de prata ou seja 100% de prata. Esse número não tem haver com um composto químico e sim apenas na divisão de porcentagem de prata para formar as ligas. Por exemplo: uma liga de prata 950 tem 950 partes de Prata e 50 partes de outro metal, geralmente o cobre. Ou em porcentagem 95% de prata e 5% de cobre. Esse valor 1000 que aparece na prata pura refere-se a 100% de prata sem nenhuma mistura. Não temos relatos de quem inventou essa nomenclatura, mas refere-se apenas a uma questão de proporção de materiais dentro de uma liga.
      Espero ter esclarecido.

      Att
      Tv Shopping Brasil

      Curtir

  14. Olá, gostaria de saber qual a vida útil da prata e do ouro, eu sei que depende do cuidado e da oxidação mas queria uma data aproximada de tempo pois preciso desta informação, desde já agradeço

    Curtir

    • Olá Beatriz, as joias de ouro e prata tem vida útil muito grande, chegam a a passar de gerações para gerações. O que deve ser verificado são as manutenções. No caso do ouro e da prata as manutenções são um polimento para retirar os riscos que aparecem devido a utilização, uma limpeza para retirar resíduos de creme , suor e outros que vão deixando a peça fosca. No caso da prata que sofre oxidação apenas com a limpeza e polimento já é possível recuperar o brilho novamente. Então as joias desses metais nobres duram por muitos anos, o que é necessário é fazer apenas a manutenção para que a peça pareça sempre nova, agora o tempo que dura de uma manutenção para outra realmente varia muito de acordo com a utilização das peças, um anel de noivado ou uma aliança por exemplo, que é uma joia que usamos todos os dias, seria ideal a cada ano fazer um polimento para mantê-las sempre bonitas e brilhantes. Mas isso tudo é feito com um profissional e varia muito de pessoa para pessoa.
      Espero ter esclarecido.

      Atenciosamente

      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

  15. Olá, gostaria de saber quanto tempo dura um pingente de prata e um de Ouro usados com muita frequência, mais ou menos o tempo todo. Tenho um pingente de cada e não costumo tirá Los

    Curtir

    • Olá Carolina, joias confeccionadas em prata ou ouro, com a manutenção certa, duram muito tempo, até,passas de geração para geração. A prata tem uma tendência a escurecer mais rápido devido a facilidade de oxidação, porém com uma flanela mágica você consegue fazer a limpeza e a prata volta a brilhar. Nas joias de ouro, de tempos em tempos, pode ser feito uma limpeza e polimento para que voltem a ficar novas de novo. Com esses cuidados você terá suas joias sempre bonitas e por muito tempo.

      Atenciosamente
      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

  16. Ola, gostaria de saber qual o melhor lugar pra comprar prata?alguns dizem que no peru outros dizem no chile, voce acha que vale a pena comprar em outro país ou centro de São Paulo tem preços que vale a pena?

    Curtir

  17. Amo Prata e gosto de ouro, tenho por volta de uns 70 anéis em prata rsrs compro muito na so prata, prata fina, virtual joia, lumae, asura etc…
    tenho pulseiras, correntes etc….. porém 2 anéis saturno que é so por no dedo passado 30 minutos escurece o dedo na região e também por dentro da anel.
    Já mandei testar e realmente é prata
    Somente esses 2 anéis escurecem, pq será?

    mistura de metal? e tbm eles dão um cheiro estranho… com as outras peças nem tenho problema tenho uma pulseira que nem tiro do braço, so para limpar ou quando uso ouro. ela nunca escureceu…

    Curtir

    • Olá Bruno, é normal a prata escurecer, porém não temos como saber o motivo pelo qual esse anel específico escurece mais rápido. É provável que tenha em sua liga um metal que reaja de forma diferente ao contato de sua pele. As pratas de lei tem em sua composição 92,5% ou 95% de prata em sua composição, mas no mercado podem existir outras ligas contendo taxas menores de prata, porém não pode ser chamada de prata de lei. Ao comprar joias em prata certifique-se sobre a concentração de prata na liga.

      Atenciosamente

      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

      • Minhas joias são prata 925/950 ou uro branco 18K…
        Ouro branco compro mais fora pata compro por aqui mesmo.
        Talvez seja níquel a mistura?
        Tenho algumas peças em ouro 18k amarelo tbm…

        Curtir

  18. Sempre fervo as minhas joias lisa ou diamantadas como sabão de coco liquido e uam vez por semana as que uso passo Silvo ou uso monzxi, oq ue acha?

    Ressalto que não uso esses produtos em anel com trabalho envelhecidos com pedras etc…. salvo no caso do silvo

    Curtir

    • É importante sim fazer a limpeza das joias para retirar resíduos de poeira e suor que podem acumular. Porém deve tomar cuidado com as joias que contém pedra.

      Atenciosamente
      Equipe Tv Shopping Brasil

      Curtir

      • Sim e trabalhos envelhecidos tbm na pode ferver se não sai e tem que fazer de novo amo joias em bali principalmente anel saturno … Infelizmente só a “só prata” tem está variedade e preço imbatível

        Curtir

      • Mesmo fazendo quimioterapia nunca escureceram somente os 2 ameis citados. E eles sao mais escuro também.

        Segue no instagramai pessoal @brunobugigangaoficial

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: