A Origem do Carnaval

carnaval historia

Quando pensamos no carnaval já pensamos em uma festa tipicamente brasileira, essa festividade está tão presente em nossa cultura que muitos brasileiros já têm o hábito de falar que o ano só começa mesmo, depois do carnaval. No entanto, o carnaval não é originário do Brasil, pesquisas históricas concluem que os festejos de carnaval passaram por muitas transformações e se fez presente em diferentes culturas do mundo. Até chegarmos ao Carnaval dos padrões hoje conhecidos, diferentes tipos de festa ocorreram com o mesmo nome. O carnaval é originário da Roma Antiga e, incorporado pelas tradições do cristianismo, passou a marcar um período de festividades que aconteciam entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Em Roma, a Saturnália seria a festa equivalente ao carnaval. Nela um “carro naval” percorria as ruas da cidade enquanto pessoas vestidas com máscaras realizavam jogos e brincadeiras.

No Brasil o Carnaval chegou por volta do século XVII trazido pelos portugueses, nessa época a festa era conhecida por Entrudo, e era basicamente formada por brincadeiras, como sujar e molhar as pessoas com água, limão, farinha, terra, vinhos, sucos e coisas em estado de putrefação. A partir de 1870, o Entrudo vagarosamente deixou de ser festejado dando lugar ao carnaval. Eram bailes e desfiles glamurosos, cuja inspiração era buscada na Europa, personagens como o pierrô, colombina e rei Momo ficaram famosos por aqui. Tal substituição priorizou a classe bem sucedida da população, pois os menos favorecidos que compunham a maior parte dos festejantes do Entrudo não tinham condições de pagar os altos valores cobrados nos clubes e bailes.

A classe baixa então buscou realizar suas festividades nas vias públicas com a construção de blocos, grupos de maracatus, frevos, até que, em 1928, surgiu a primeira escola de samba: a Deixa Falar, que posteriormente recebeu o nome de Estácio de Sá. A partir desse período, o carnaval de rua foi priorizado nas grandes cidades brasileiras.

Em 1935, as prefeituras passaram a contribuir com a organização do carnaval, oferecendo ajuda de custo para a construção de diferentes desfiles e carros alegóricos. Hoje o carnaval no Brasil é levado a sério, gera muitos empregos e atrai turistas do mundo inteiro, não é à toa que o Brasil é conhecido mundialmente como “o país do carvanal.”

carnaval no Brasil

Anúncios

Publicado em fevereiro 8, 2013, em Curiosidades, Notícias, Um pouco de história e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: