Anel de Pescador

untitled

O Papa Bento XVI surpreendeu ao mundo na segunda-feira, 11, ao anunciar a sua abdicação ao posto de liderança da Igreja Católica. A partir das 17 horas do dia de hoje (28 de fevereiro) ele deixará o cargo, que ocupa desde abril de 2005. Com a renúncia, o pontífice passará a levar uma vida reclusa e, além do título de Papa e de chefe de Estado, perderá o direito de usar o Anel do Pescador.

O anel é um símbolo oficial do Papa e traz gravado, em baixo-relevo, a imagem de São Pedro, de quem o Papa é o sucessor, pescando em um barco. A imagem faz referência à tradição de que os apóstolos eram “pescadores de homens”, como afirma o evangelho de Marcos, 1:17.

O primeiro registro que se tem da clássica joia data de 1265, quando o Papa Clemente IV utilizou o Anel do Pescador para selar uma correspondência para o sobrinho, Pedro Grossi. A partir de então, o anel foi usado para fechar toda a correspondência privada do pontífice, com o desenho pressionado sobre o lacre de cera vermelha derretida. A partir do século XV, a joia foi utilizada para selar, também, as correspondências oficiais do Papa, até que em 1842 a prática foi abolida quando a foi substituída por um carimbo com tinta vermelha.

Tradicionalmente o Anel do Pescador é utilizado até a morte do Papa, quando o Cardeal Camarlengo, que administra a Igreja durante o período de Sede Vacante, é encarregado de retirá-lo do dedo do Pontífice e destruí-lo com um martelo de prata. O ouro é derretido, e utilizado na criação do anel que será colocado no quarto dedo da mão direita do novo Papa.

anel pescador

A peça usada por Bento XVI foi criada pelo designerr Stefano Ricci – designer que já esteve no e confeccionada por Claudio Franchi, um dos ourives mais respeitados da Europa. Ainda não foi anunciado quem criará o design do próximo Anel do Pescador.

Fonte: infojoia

Anúncios

Publicado em fevereiro 28, 2013, em Curiosidades, Notícias, Um pouco de história e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: