Pêssankas: a arte ucraniana de colorir ovos

PSSANK~1

O colorido da sobreposição das cores e a riqueza dos detalhes pintados à mão fazem das pêssankas muito mais do que simples presentes na Páscoa dos ucranianos. A tradição de pintar os ovos e presentear amigos e parentes é seguida desde os antepassados, e simboliza, acima de tudo, proteção e longevidade, segundo a artesã e presidente da Associação de Artesãos de Pêssankas e Artesanato Ucraniano do Paraná (AAPAUP), Tetianna Bachtzen, de 75 anos.

Antigamente, há aproximadamente três mil anos antes de Cristo, os ucranianos ofereciam homenagens aos deuses nas pinturas feitas nos ovos para que o sol voltasse a brilhar, as flores voltassem a desabrochar e as árvores voltassem a produzir frutos. Eles passavam o inverno todo preparando esses desenhos e colorindo as pêssankas, como uma forma de preparação para a chegada da primavera e para que a terra continuasse produzindo. Depois que a antiga e tradicional festa da primavera, transformou-se na Páscoa Cristã, por se tratar da mesma época, o povo continuou com os antigos festejos, mas mudou-se gradativamente o sentido da ocasião. Os ucranianos não deixaram o costume de colorir os ovos para expressar os sentimentos, mas abandonaram a crença nos entes da natureza, que se tornou extinta com o passar dos anos.

1

Trazida ao Brasil pelos imigrantes ucranianos, a arte vem se desenvolvendo principalmente no Paraná, onde, segundo a Representação Central Ucraniano-Brasileira, está a maior concentração de descendentes ucranianos do país. Os traços nos ovos, que podem ser de qualquer ave, são feitos com cera de abelha derretida e a pintura é feita por etapas. A gema e a clara são retiradas delicadamente através de uma seringa.
“Os símbolos são sempre os mesmos porque têm significados milenares, mas cada artista pode colocar as próprias características e criatividade na pintura”, relata a artesã.
A palavra pêssanka é um termo derivado do verbo ucraniano ‘pessaty’, que significa escrever. As principais cores utilizadas e que também têm significados especiais são: amarelo, laranja, vermelho, verde, azul, branco, preto e marrom.

Veja o significado dos símbolos desenhados nas pêssankas

tabela

Fonte: G1

Anúncios

Publicado em março 28, 2013, em Curiosidades, Um pouco de história e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: